Meu nome é Guilherme de Moraes Attuy. Sou estudante de economia com bacharel pelo IBMEC-SP. Atualmente curso o Doutorado em Teoria Econômica do IPE/FEA/USP.
Meu intuito com este blog é permitir que discussões de cunho econômico sejam trazidas mais próximas ao público mais leigo deixando que este interaja mais ativamente com questões relevantes presentes no dia-a-dia.
O título do blog, apesar de provocativo -- para aqueles que discordam do conceito de equilíbrio empregado no contexto ortodoxo --, não tem como finalidade última discorrer sobre o mesmo. Mas creio que tenho a obrigação de dar uma explicação!
O conceito de equilíbrio, apesar de um dos protagonista de grande discórdia entre correntes de pensamento, é relevante na medida em que serve como um benchmark para quaisquer estudos que venham a ser feitos.
Vale ressaltar que a idéia de "equilíbrio" aqui empregada não traz consigo a suposição que este venha a ser único, muito menos imutável!
Dito isso, o título revela uma idéia que, a meu ver, está presente não só no mundo econômico, mas na natureza. Um exemplo pode ser obtido das aulas de física da época de colégio. Quando um objeto -- inicialmente em repouso -- é forçado a se mover como resultado de uma força atribuída sobre ele, por um período curto de tempo, este objeto tenderá a se estabilizar (seja "parando" em decorrência do atrito ou, em um caso de inexistência deste, se acomodando em uma velocidade constante).
Enfim, a essência que circunda essa história é que há, em tudo, um certo grau do conceito de equilíbrio...
Outro grande motivador para a criação do blog é a eterna vontade de aprender! Acho que sempre que dividimos idéias e experiências, nossa vida se torna mais interessante e sempre acabamos por aprender algo novo. Aprendemos com os erros e com opiniões distintas (que nos forçam a pensar no que antes não havíamos pensado). Enfim, "aprendizado" é o desafio que levo para minha vida!
Espero que gostem do blog.
Sejam bem vindos!
Guilherme
Nenhum comentário:
Postar um comentário